Capacetes de proteção


CAPACETES DE PROTEÇÃO



A utilização dos capacetes de proteção é a forma mais simples e eficiente para minimizar os danos causados por acidentes com impactos na região da cabeça. Porém para cada atividade específica existe um tipo de capacete correto para utilização.



Classe A: Não se aplicam a trabalhos com energia elétrica
Peça única composta por polipropileno de alta densidade e sem porosidade, usualmente o capacete classe A possui adaptador para lanterna. Muito utilizado na área da construção civil, este modelo também é indicado para trabalhos em altura, como resgate, alpinismo e em ambientes florestais. Sua utilização em trabalhos com rede elétrica é contraindicado.






Classe B: Se aplicam a trabalhos com energia elétrica;
Os capacetes Classe B são muito parecidos em forma e composição aos de Classe A. Porém, possuem maior rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada em sua composição, sendo adequado à atividades ligadas ao manuseio de rede elétrica. Este modelo se subdivide em: aba total (Tipo I), aba frontal (Tipo II) ou sem aba (Tipo III).






A informação da classe do capacete, fabricante, data de fabricação e Certificado de Aprovação(CA), deve constar em todos os capacetes na parte inferior da aba.
Os capacetes de proteção são formados por dois componentes, a suspensão e o casco que explicaremos abaixo:



Suspensão: é a parte do capacete que é ajustada a cabeça do usuário e evita, em casos de impacto, que o casco entre em contato com a cabeça. É responsável por absorver o impacto.



Casco: é a parte do capacete que fica apoiada na suspensão. Em caso de impacto, evita que o objeto atinja a cabeça do usuário.


Recomendações de uso:
Regule corretamente a suspensão
Não use o capacete danificado ou com defeito
Conserve o capacete sempre limpo
Não altere sua coloração

0 comentários:

Postar um comentário