Definição do fogo

O fogo é o calor e a luz produzidos pela combustão. O fogo nasce de uma reação química de oxidação e supõe a produção de chamas e a emanação de vapor de água e dióxido de carbono. Pode-se dizer que o fogo é a manifestação visual desse processo de combustão.
Chama-se ponto de ignição à temperatura à qual um material pega fogo. Ao começar a reação de oxidação, o calor que é exalado permite manter o fogo durante um determinado período de tempo. A quantidade de energia produzida por um combustível pode ser expressada através do seu poder calorífico.
A temperatura e a cor da chama dependem do tipo de gases exalados durante o processo de combustão. A madeira, ao arder, gera chamas alaranjadas, vermelhas e amarelas. Os hidrocarbonetos, em contrapartida, tendem a produzir chamas azuladas.
O valor cultural do fogo ao longo do desenvolvimento do homem é incalculável. Os antropólogos acreditam que o ser humano tomou consciência da sua superioridade sobre os restantes animais ao dominar o fogo.
Quando o homem descobriu como provocá-lo, passou a usá-lo para produzir calor e para se defender, uma vez que os animais fogem das chamas.
A fricção foi o método originário para acender lume, seguindo-se a percussão (friccionar duas pedras para produzir uma faísca). Hoje, pode-se fazer lume graças a utensílios como os fósforos e os isqueiros.
Por fim, convém destacar que se conhece por incêndio o fogo descontrolado que abrasa algo que não estava destinado a ser queimado e que, por conseguinte, acontece acidentalmente.
                                                                                      







 ELEMENTOS DO FOGO

 



Os elementos que compõem o fogo são:
·         Combustível
·         Comburente (oxigênio)
·         Calor
·         Reação em cadeia

Esse quarto elemento, também denominado transformação em cadeia, vai formar o quadrado ou tetraedro do fogo, substituindo o antigo triângulo do fogo.

         Resultado de imagem para tetraedro do fogo




CLASSES DE INCÊNDIO


Os incêndios são classificados de acordo com as características dos seus combustíveis. Somente com o conhecimento da natureza do material que está se queimando, pode-se descobrir o melhor método para uma extinção rápida e segura.

CLASSE A

·         Caracteriza-se por fogo em materiais sólidos;
·         Queimam em superfície e profundidade;
·         Após a queima deixam resíduos, brasas e cinzas;
·         Esse tipo de incêndio é extinto principalmente pelo método de resfriamento, e as vezes por abafamento através de jato pulverizado.

CLASSE B

·         Caracteriza-se por fogo em combustíveis líquidos inflamáveis;
·         Queimam em superfície;
·         Após a queima, não deixam resíduos;
·         Esse tipo de incêndio é extinto pelo método de abafamento.

CLASSE C

·         Caracteriza–se por fogo em materiais/equipamentos energizados (geralmente equipamentos elétricos);
·         A extinção só pode ser realizada com agente extintor não-condutor de eletricidade, nunca com extintores de água ou espuma;
·         O primeiro passo num incêndio de classe C, é desligar o quadro de força, pois assim ele se tornará um incêndio de classe A ou B.

CLASSE D

·         Caracteriza-se por fogo em metais pirofóricos (alumínio, antimônio, magnésio, etc.)
·         São difíceis de serem apagados;
·         Esse tipo de incêndio é extinto pelo método de abafamento;
·         Nunca utilizar extintores de água ou espuma para extinção do fogo.

EXTINÇÃO


Partindo do princípio de que, para haver fogo, são necessários o combustível, comburente e o calor, formando o triângulo do fogo ou, mais modernamente, o quadrado ou tetraedro do fogo, quando já se admite a ocorrência de uma reação em cadeia, para nós extinguirmos o fogo, basta retirar um desses elementos.
Com a retirada de um dos elementos do fogo, temos os seguintes métodos de extinção: extinção por retirada do material, por abafamento, por resfriamento e extinção química.

   EXTINÇÃO POR RETIRADA DO MATERIAL (ISOLAMENTO)


Esse método consiste em duas técnicas:
·         Retirada do material que está queimando;
·         Retirada do material que está próximo ao fogo.

  EXTINÇÃO POR RETIRADA DO COMBURENTE (ABAFAMENTO)


Este método consiste na diminuição ou impedimento do contato de oxigênio com o combustível.

 EXTINÇÃO POR RETIRADA DO CALOR (RESFRIAMENTO)

 

Este método consiste na diminuição da temperatura e eliminação do calor, até que o combustível não gere mais gases ou vapores e se apague.

EXTINÇÃO QUÍMICA


Ocorre quando interrompemos a reação em cadeia.
Este método consiste no seguinte: o combustível, sob ação do calor, gera gases ou vapores que, ao se combinarem com o comburente, formam uma mistura inflamável. Quando lançamos determinados agentes extintores ao fogo, suas moléculas se dissociam pela ação do calor e se combinam com a mistura inflamável (gás ou vapor mais comburente), formando outra mistura não– inflamável.


0 comentários:

Postar um comentário